NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Os números apresentados pelas entidades espanholas começam a ser uma preocupação do lado português.
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, defendeu hoje o controlo sanitário na fronteira com Espanha para deteção de possíveis casos de covid-19 que sejam "importados" de outros países europeus.
"Não queremos que as fronteiras sejam fechadas, mas antes que haja um controlo sanitário para quem entra e sai em Portugal, para a deteção de possíveis infeções provocadas pelo novo coronavírus. Esta, de resto é uma pretensão dos 12 concelhos do distrito de Bragança que integram a comissão", indicou aquele responsável.
Segundo o responsável, os números apresentados pelas entidades espanholas começam a ser uma preocupação do lado português e a Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança deixou a garantia de que está atenta.
"A Espanha está com uma média de infetados muito alta, o que está a preocupar toda a nossa região e o país e poderemos sofrer com esse aumento de casos", observou Francisco Guimarães.
Neste sentido foi deliberado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, a reativação dos centros covid-19 naqueles concelhos onde foram "encerrados".
"Esta medida serve para dar resposta a eventuais surtos que surjam e assim podermos responder às solicitações nesta matéria", vincou o também autarca de Mogadouro, que é um concelho fronteiriço.
O responsável pela Proteção Civil no Distrito de Bragança recomendou que todos os cidadãos deste território que foram para países estrangeiros como Espanha ou França, para trabalhos sazonais como a apanha da maçã ou vindimas, ao entrarem em Portugal tenham cuidados profiláticos.
"Peçam ajuda os municípios, médicos de família e outras entidades para serem testados e não estejam em contacto com a comunidade sem primeiro perceberem se estão ou não infetados", observou Francisco Guimarães.
O responsável mostrou-se ciente de que a Unidade de Saúde Publica (USP) do distrito de Bragança está aberta a ajudar a resolver a este tipo de situações.
Na Europa, o maior número de vítimas mortais regista-se no Reino Unido (42.445 mortos, mais de 530 mil casos), seguindo-se Itália (36.030 mortos, mais de 330 mil casos), França (32.299 mortos, mais de 624 mil casos) e Espanha (32.486 mortos, mais de 825 mil casos).
Portugal contabiliza 2.032 mortos em 80.312 casos de infeção.
Covid-19: Proteção Civil de Bragança defende controlo sanitário na fronteira com Espanha
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.