Sábado – Pense por si

Covid-19. Portugal já administrou mais de 7,5 milhões de vacinas

Diogo Camilo
Diogo Camilo 22 de junho de 2021 às 19:04
As mais lidas

Quase metade da população já recebeu pelo menos uma dose de vacina e cerca de um terço completou a vacinação. Lisboa e Vale do Tejo é a região com menor percentagem de pessoas com vacinação completa.

Quase metade dos portugueses já recebeu pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 e quase um terço já completou a vacinação. Esta é a conclusão do mais recente relatório de vacinação contra a covid-19 da Direção-Geral da Saúde, que aponta que foram administradas mais de 700 mil doses na última semana - uma média superior a 100 mil por dia.

Portugal Covid-19 - vacinação
Portugal Covid-19 - vacinação Reuters

Segundo o documento, 2.947.718 pessoas já receberam as duas tomas da vacina contra a Covid-19, o que equivale a 29% da população, 381.498 das quais na última semana.

O relatório refere ainda que 4.688.551 pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, mais 338.623 esta semana, o que representa 46% da população.

Em relação à semana anterior, a percentagem de pessoas vacinadas na faixa etária entre os 50 e 64 anos e entre 25 e 49 anos aumentou, com a faixa etária de mais 80 anos a ter 93% da população já com vacinação completa, tal como 59% das pessoas entre 65 e 79 anos.

Ao todo, mais de 7,5 milhões de doses de vacina já foram distribuídas, entre mais de 8,6 milhões de doses recebidas. Tal significa que Portugal tem mais de um milhão de doses de vacina em reserva.

Entre todas as regiões do país, Lisboa e Vale do Tejo é a que tem a vacinação completa mais atrasada, com apenas 27% dos habitantes a já terem recebido duas doses de vacina - e 45% a já terem recebido pelo menos uma dose.

As regiões com a vacinação mais avançada continuam a ser Centro e Alentejo, com 33% e 34% da população completamente vacinada, respetivamente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.