Devido à pandemia também já foram cancelados os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras.
A Associação do Carnaval de Loures decidiu cancelar todos os festejos carnavalescos de 2021, como medida preventiva para evitar a propagação da pandemia covid-19, assim como a noite de fados prevista para 07 de novembro.
Devido à pandemia também já foram cancelados os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras.
Em comunicado, a Associação do Carnaval de Loures explica que as medidas surgem tendo em conta a evolução do coronavírus (Covid-19) em Portugal e apela para a "melhor compreensão" pelos "transtornos eventualmente causados, salientando que a presente decisão tem a finalidade única de evitar riscos para a saúde pública e acautelar, acima de tudo, o bem-estar e a segurança de todos".
A associação adianta que as medidas serão objeto de monitorização e de avaliação permanente, sendo revistas e alteradas nos termos das orientações que venham a ser emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS).
Esta decisão de cancelar a noite de fados prevista para 07 de novembro e todos os festejos carnavalescos previstos para 12 a 17 de fevereiro de 2021 foi tomada numa reunião a 15 de setembro.
Em 09 de setembro, a Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro também tinha anunciado que os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras não vão realizar-se no próximo ano, devido à pandemia de covid-19.
Os municípios que integram a rede concluíram, após uma reunião realizada em Ovar, no distrito de Aveiro, que, "com base nos dados atualmente disponíveis, não há condições para realizar o Carnaval 2021 nos moldes habituais, nomeadamente os corsos carnavalescos".
A decisão tem como objetivo evitar ajuntamentos de pessoas e promover o distanciamento social.
Contudo, as organizações destes cinco carnavais referiram que tinham a intenção de realizar iniciativas para assinalar o evento, aguardando por orientações da DGS, à qual pediram uma reunião.
A Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro vai insistir com a reunião junto da DGS, "para que os carnavais se possam organizar e planear as iniciativas possíveis para assinalar a época carnavalesca de 2021".
Covid-19: Loures cancela festejos carnavalescos em 2021
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.