Sábado – Pense por si

Covid-19: Hospital de Vila Franca de Xira com 16 pessoas infetadas

25 de agosto de 2020 às 14:12
As mais lidas

Foram suspensas as visitas num dos serviços de internamento.

O Hospital de Vila Franca de Xira tem nove utentes e sete trabalhadores infetados com covid-19, tendo sido suspensas as visitas num dos serviços de internamento, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

"Na sequência da realização de testes de despistagem à covid-19 à população hospitalar, o Hospital de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) identificou nove casos de doentes internados e sete colaboradores positivos", adiantou fonte deste hospital do distrito de Lisboa, numa nota enviada à Lusa.

A mesma fonte ressalvou que "todas as medidas de segurança e proteção foram reforçadas" e que estão a ser testados "todos os profissionais e doentes que tiveram contacto com os casos positivos".

"Os colaboradores do hospital encontram-se a recuperar em casa. Os doentes mantêm-se internados e estáveis, tendo sido transferidos para a ala de doentes covid-19", lê-se na mesma nota.

Ainda segundo a mesma fonte, num dos serviços de internamento foi suspensa a presença do acompanhante do doente, "por forma a reforçar as medidas de proteção de doentes internados".

Numa situação normal cada doente deste serviço tem o direito de contar com a presença de um acompanhante durante um período de duas horas.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 809 mil mortos e infetou mais de 23,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.801 pessoas das 55.720 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.