Sábado – Pense por si

Covid-19. Falha de luz em Famalicão torna 3.500 vacinas inutilizáveis

Cerca de 3.500 doses da vacina contra a covid-19 foram desperdiçadas devido à paragem do fornecimento elétrico na madrugada desta quarta-feira, que fez parar o sistema de refrigeração das vacinas.

Uma falha elétrica num centro de vacinação em Famalicão fez com que 3.500 doses de vacinas contra a Covid-19 se estragassem esta quarta-feira num centro onde decorria a vacinação, avança o Correio da Manhã.

Reuters

A falha, já confirmada ao Correio da Manhã por fonte da autarquia, aconteceu durante a noite desta quarta-feira e não foi detetada. Devido à paragem do fornecimento elétrico, o sistema de frio parou de funcionar, comprometendo a segurança das vacinas, que poderão mesmo ter que ir para o lixo. 

O incidente pode mesmo ter comprometido o plano de vacinação já programado para os próximos dias.

Recorde-se que as vacinas deverm manter-se conservadas em temperaturas baixas. A vacina da Pfizer contra a covid-19 tem instruções para ser conservada e transportada a temperaturas de congelação entre -80 e -60 graus, embora estudos já tenham garantido a estabilidade da vacina quando armazenada entre -25 e -15 graus, a temperatura de congeladores médicos comuns.

A da Moderna possui a vantagem de ser conservada a temperaturas não muito frias, entre os 0ºC e os 6ºC, mas ainda assim uma falha elétrica pode tornar inutilizáveis as vacinas.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.