Cerca de 3.500 doses da vacina contra a covid-19 foram desperdiçadas devido à paragem do fornecimento elétrico na madrugada desta quarta-feira, que fez parar o sistema de refrigeração das vacinas.
Uma falha elétrica num centro de vacinação em Famalicão fez com que 3.500 doses de vacinas contra a Covid-19 se estragassem esta quarta-feira num centro onde decorria a vacinação, avança o Correio da Manhã.
Reuters
A falha, já confirmada ao Correio da Manhã por fonte da autarquia, aconteceu durante a noite desta quarta-feira e não foi detetada. Devido à paragem do fornecimento elétrico, o sistema de frio parou de funcionar, comprometendo a segurança das vacinas, que poderão mesmo ter que ir para o lixo.
O incidente pode mesmo ter comprometido o plano de vacinação já programado para os próximos dias.
Recorde-se que as vacinas deverm manter-se conservadas em temperaturas baixas. A vacina da Pfizer contra a covid-19 tem instruções para ser conservada e transportada a temperaturas de congelação entre -80 e -60 graus, embora estudos já tenham garantido a estabilidade da vacina quando armazenada entre -25 e -15 graus, a temperatura de congeladores médicos comuns.
A da Moderna possui a vantagem de ser conservada a temperaturas não muito frias, entre os 0ºC e os 6ºC, mas ainda assim uma falha elétrica pode tornar inutilizáveis as vacinas.
Covid-19. Falha de luz em Famalicão torna 3.500 vacinas inutilizáveis
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.