NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"As equipas de saúde pública, como todo o sistema de saúde e o Serviço Nacional de Saúde, estão com uma grande pressão", disse Graça Freitas.
A diretora-geral da Saúde disse hoje que as equipas de saúde pública estão "com uma grande pressão" devido ao "número muito elevado" de casos, mas têm capacidade para realizar a missão e, em caso de necessidade, podem deslocar-se recursos.
"As equipas de saúde pública, como todo o sistema de saúde e o Serviço Nacional de Saúde, estão com uma grande pressão, o que não quer dizer que estão com uma total incapacidade para realizar a sua missão", disse Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à infeção pelo novo coronavírus, quando questionada sobre a falta de meios para estas equipas.
A responsável acrescentou que, ao longo do tempo e conforme as necessidades, foram sendo agregadas às unidades de saúde pública profissionais dos ACES (Agrupamentos dos Centros de Saúde), outros profissionais que foram sendo contratados e ultimamente estagiários de escolas de enfermagem, além de estarem a ser feitos contactos com escolas médicas e contratos com outras entidades.
"Há sempre possibilidade de mobilizar os recursos. Hoje mobilizei dois médicos de saúde publica que trabalham na DGS para uma região do país que está a precisar de orientação de médicos de saúde pública porque tem surtos ativos", exemplificou.
Graça Feitas reconheceu também que "as equipas de saúde pública têm feito um trabalho extraordinário e obviamente com grande esforço, porque os casos são de facto um número muito elevado".
"Temos de continuar a trabalhar, encontrar soluções e deslocar pessoas quando for caso disso", referiu ainda.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 43 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.343 pessoas dos 121.133 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Covid-19: DGS admite pressão nas equipas de saúde pública
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.