Sábado – Pense por si

Corpos de jovens em Espinho continuam desaparecidos

18 de junho de 2017 às 09:34
As mais lidas

Uma semana depois, os corpos dos dois jovens que foram levados pelo mar em Espinho continuam por aparecer

Os corpos dos dois jovens que se afogaram em Espinho a 11 de Junho não foram ainda recuperados. As buscas recomeçaram este domingo pelas 8h. As autoridades estão a percorrer as praias entre Aveiro e Leixões.

A Marinha disponibilizou um navio-patrulha para ajudar nas buscas. As operações mantém-se em "em regime de oportunidade", pelo que a expectativa de se recuperarem os corpos das duas vítimas se concentra sobretudo nos nadadores-salvadores em funções de vigilância nas praias e instruídos para se manterem "mais atentos" a possíveis indícios. 

Os dois jovens que se afogaram na Praia da Costa Verde tinham 18 e 19 anos, e eram residentes em Canedo, no concelho de Santa Maria da Feira. Foram vistos pela última vez a debater-se no mar quando tentavam resgatar a bola com que pouco antes jogavam no areal.

Desde essa altura, as operações com vista à recuperação dos corpos chegaram a envolver diariamente cerca de 50 operacionais de diversas entidades, como as Capitanias do Douro e de Aveiro, a Marinha, a Força Aérea, a Estação de Salva Vidas do Douro, a Polícia Marítima, o Instituto de Socorros a Náufragos e várias corporações de bombeiros.

O gabinete de Psicologia da Polícia Marítima também prestou apoio a 15 familiares e amigos das vítimas, em parceria com os psicólogos das câmaras municipais de Espinho e Santa Maria da Feira.

Desde a passada quinta-feira, contudo, esse dispositivo vem sendo reduzido, pelo que nesta fase envolve apenas os habituais meios terrestres que a Polícia Marítima afecta à época balnear, com o navio-patrulha da Marinha a percorrer a costa "em regime de oportunidade".

As corporações dos bombeiros de Espinho, Aguda e Esmoriz mantêm-se, no entanto, activas no terreno, sendo que os diversos nadadores-salvadores destacados para a vigilância das praias entre Leixões e Aveiro também receberam instruções da Capitania do Douro para se manterem "mais atentos" a indícios que ajudem a recuperar os corpos das vítimas

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!