Sábado – Pense por si

Coronavírus: Comando da GNR mandou militares não usarem máscara

Paulo Barriga
Paulo Barriga 18 de março de 2020 às 07:00

Governo obriga GNR a ter salas de isolamento com casa de banho enquanto militares ao serviço na fronteira de Vila Verde de Ficalho vão fazer as necessidades ao campo.

As condições de trabalho dos operacionais da Guarda Nacional Republicana e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que foram destacados para a fronteira de Vila Verde de Ficalho, Serpa, ao abrigo das medidas de mitigação da proliferação do novo coronavírus "são degradantes para a dignidade dos profissionais, para não dizer humilhantes". As palavras são de César Nogueira, presidente da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR), e remetem para o facto de o recente posto transfronteiriço ter sido instalado no local da antiga alfandega portuguesa, que está ao abandono desde que em 1993 Portugal assinou e aderiu ao Acordo de Schengen.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.