
Carminho e Bombino no Festival Islâmico de Mértola
Concertos, cante alentejano e conferências são alguns destaques do festival que, de 22 a 25 de maio, quer pôr em evidência "os laços históricos e culturais" de Mértola "com o Mediterrâneo".
Concertos, cante alentejano e conferências são alguns destaques do festival que, de 22 a 25 de maio, quer pôr em evidência "os laços históricos e culturais" de Mértola "com o Mediterrâneo".
Os agricultores paralisaram na quinta-feira importantes vias de norte a sul do país, incluindo fronteiras, com alguns dos movimentos a começarem a desmobilizar à noite, após garantias sobre os apoios anunciados pelo Governo.
O protesto decorre um dia depois de o Governo ter anunciado um pacote de mais de 400 milhões de euros, destinado a mitigar o impacto provocado pela seca e a reforçar o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Dados avançados no último dia em que as fronteiras terrestres estão encerradas devido à pandemia indicam que o SEF controlou, entre 31 de janeiro e 29 de abril, 1.154.759 cidadãos.
Encerramento da fronteira foi estabelecido por Espanha e Portugal desde finais de janeiro e, desde então, foi sendo sucessivamente prolongado.
Segundo o MAI, dos 786.829 cidadãos controlados, 6.141 foram impedidos de circular pelos pontos de passagem autorizados.
Até 1 de março, está em vigor o 11.º estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus. Recorde as regras.
Fronteiras estão fechadas desde 31 de janeiro mas, a partir de segunda-feira, passam a existir mais dois pontos de passagem autorizada.
GNR e a PSP realizaram na segunda quinzena de janeiro 14.242 ações de fiscalização. Foram encerrados 204 estabelecimentos por incumprimento das normas e instaurados 3.567 autos de contraordenação.
O SEF controlou um total de 882.958 pessoas nas fronteiras com Espanha, 6.790 dos quais foram impedidos de entrar no país e 36 foram detidos.
Comissão Europeia defendeu a reabertura das fronteiras internas mas admitiu que, no caso de Portugal, a indicação seja difícil de aplicar.
A Comissão Europeia defendeu hoje que as fronteiras internas da União Europeia devem ser reabertas se possível já na segunda-feira, dada a evolução da pandemia covid-19.
Estes quatro novos pontos de passagem juntam-se assim aos que já tinham sido autorizados e que estão a funcionar em permanência.
O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23h00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19 e este controlo terminava na próxima segunda-feira. Conselho de Ministros aprovou prorrogação.
Eduardo Cabrita disse que o país tem de "consolidar" os resultados positivos registados mas, também, "gradualmente permitir condições que permitam aos portugueses vir até Portugal".
O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde 16 de março em nove pontos de passagem devido à pandemia de covid-19, e termiva na quinta-feira.