A GNR resgatou esta manhã cinco pessoas depois de terem pernoitado na Serra da Estrela, devido à queda de neve que se fazia sentir
Cinco pessoas foram hoje de manhã resgatadas por militares da Guarda Nacional Republicana, depois de terem pernoitado na Serra da Estrela, devido à queda de neve que se fazia sentir, disse à agência Lusa fonte da GNR.
O grupo, quatro homens e uma mulher, com idades entre os 30 e 40 anos, resolveram fazer um percurso pedestre, na tarde de sábado, apesar de desaconselhados pela GNR.
"Ao fim da tarde, com o forte nevão, pediram ajuda, pois já não tinham condições para continuar. Como felizmente sabíamos o local onde estavam, foi relativamente fácil chegar ao pé deles. [Contudo] já não foi possível descer à Covilhã, porque não havia condições de segurança, e houve a necessidade de o grupo de resgate [da GNR] ficar com este grupo na casa da guarda, junto aos picos da torre", explicou o tenente-coronel Tavares.
Segundo o comandante do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, só hoje de manhã é que foi possível resgatar as cinco pessoas, com a operação a ser concluída cerca das 11h.
"Só hoje de manhã, com a melhoria das condições, é que houve a possibilidade de, com a moto de neve, retirar de lá uma senhora, com cerca de 35 anos, que foi encaminhada para o hospital da Covilhã, enquanto os restantes quatro [elementos] deslocaram-se a pé até mais abaixo, onde foram depois resgatados por viatura", explicou este oficial da GNR.
O comandante do GIPS acrescentou que a senhora se encontrava mais debilitada, com sinais de hipotermia e com fortes dores de costas, continuando ainda internada no hospital.
Para o hospital da Covilhã, foram também transportados os quatro homens, mas apenas por mera precaução.
Cinco pessoas resgatadas pela GNR após pernoitarem na Serra da Estrela
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.