Sábado – Pense por si

Chuva regressa esta quinta-feira

O IPMA prevê uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada.

A chuva deverá regressar na quinta-feira a Portugal continental, prevendo-se uma descida gradual de temperatura e aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, indicou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA explica que este quadro meteorológico persistirá até sábado.

"A precipitação mais intensa será mais provável a partir da manhã, evolui do litoral para o interior e pode ser acompanhada de trovoada. O vento soprará por vezes forte, em especial nas terras altas, com rajadas em particular no dia 18", refere a nota do IPMA.

A previsão do IPMA prevê uma descida gradual da temperatura, principalmente na quinta-feira, podendo atingir entre cinco e oito graus de diferença nas regiões do interior.

Prevê-se ainda que a agitação marítima na costa sul do Algarve aumente temporariamente na tarde de sexta-feira, com "ondas de sudoeste de 2 a 2,5 metros.

"Esta situação será causada por bandas de precipitação associadas a uma depressão que se irá localizar a cerca de 600 quilómetros a norte da Madeira (...) e que se irá deslocar para leste, passando a localizar-se a cerca de 200 quilómetros a sudoeste da região de Lisboa", especifica a nota.

O IPMA ressalva que "a evolução da depressão e da sua natureza tem vindo a ser monitorizada".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.