O IPMA colocou sob aviso amarelo até às 12h00 locais desta quinta-feira as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa, Faial).
A chuva forte provocou na noite passada e de madrugada inundações em várias habitações nos concelhos de Vila Franca do Campo, Povoação e Ponta Delgada (São Miguel), mas "sem necessidade de realojar pessoas", disse hoje fonte da Proteção Civil.
De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, no concelho de Vila Franca do Campo "duas ribeiras transbordaram e uma delas acabou por provocar uma inundação numa habitação", tendo "arrastado também detritos para uma via" de circulação.
A chuva forte acompanhada de trovoada originou "uma inundação de uma habitação nas Furnas", na Povoação, concelho onde outras "duas moradias ficaram também inundadas devido a esgotos entupidos", segundo a Proteção Civil açoriana.
Já no concelho de Ponta Delgada, "uma via ficou parcialmente inundada, assim como duas habitações".
"Não houve necessidade de proceder a realojamentos e as inundações nas habitações provocaram danos de pequena dimensão", adiantou à agência Lusa a mesma fonte.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo até às 12:00 locais de hoje (13:00 em Lisboa) as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa, Faial)
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), vai vigorar alerta laranja até às 12:00 de hoje, passando a aviso amarelo até às 18:00, devido às previsões de chuva por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Chuva provoca inundações em casas na ilha açoriana de São Miguel
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A ameaça russa já começa a ter repercussões concretas no terreno. É disso exemplo as constantes e descaradas incursões de aeronaves russas, principalmente drones, em território europeu.
A análise dos relatórios oficiais, alicerçada em factos e não em perceções, demonstra que o desempenho do Ministério Público continua a pautar‑se por exigência técnica, rigor e eficácia, mesmo perante constrangimentos evidentes de recursos.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.