Sábado – Pense por si

Carros importados: Governo está a analisar acórdão da UE

Tribunal de Justiça sustenta que o imposto português sobre carros importados da UE é ilegal. Portugal deverá ter de alterar legislação

O Governo disse hoje que está a analisar o acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que considerou que o imposto sobre veículos usados importados de outro Estado-membro aplicado em Portugal viola as regras da livre circulação de mercadorias.

"A Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais está a analisar o acórdão, tendo em vista tomar uma posição sobre a referida questão decidida no acórdão", disse à agência Lusa fonte do gabinete do ministro das Finanças.

Segundo a fonte, não está em causa o fim do Imposto sobre Veículos (ISV).

"Este acórdão apenas determina ajustamentos à tributação de uma pequena parte dos veículos usados importados", refere.

Para o Governo, está assim apenas em causa, na importação de carros usados matriculados noutro Estado-membro da UE, a aplicação da tabela de desvalorização legalmente prevista.

A referida tabela contempla actualmente apenas cinco escalões, explicou, o que segundo o acórdão deveria ser revisto, tendo em vista pelo menos dividir o primeiro e o último escalão em mais sub-escalões.

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) considerou hoje que o imposto sobre veículos usados importados de outro Estado-membro aplicado em Portugal viola as regras da livre circulação de mercadorias.

Em causa está, concretamente, o artigo 11.º do Código do Imposto sobre Veículos (CIV), ao abrigo do qual, considera o tribunal europeu, Portugal discrimina negativamente os veículos usados importados de outro país da UE, nomeadamente no que respeita às tabelas de desvalorização.

Na sequência deste acórdão, a Comissão Europeia deverá impor um prazo para que Portugal altere a legislação em causa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.