O projeto “Praxes com Sentido” é o resultado de uma ideia da associação Entrajuda que convidou as associações académicas a participar em ações de voluntariado.
Milhares de estudantes de várias faculdades da Universidade de Lisboa vão ajudar o Banco Alimentar Contra a Fome nos próximos dias no âmbito do projeto "Praxes com sentido". Depois de várias denúncias de rituais violentos e humilhantes impostos aos caloiros, as instituições de ensino superior começaram a promover iniciativas de integração dos novos estudantes que pudessem ser exemplares.
São cada vez mais os exemplos de ações solidárias realizadas um pouco por todo o país graças à iniciativa dos alunos. O projeto "Praxes com Sentido" é uma delas, resultado de uma ideia da associação sem fins lucrativos "Entrajuda" que convidou as associações académicas a participar em ações de voluntariado.
Na quarta-feira, por exemplo, o armazém do Banco Alimentar em Alcântara, Lisboa, vai receber a ajuda de 700 alunos do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.
Estes jovens irão realizar um itinerário que os levará a enfrentar cinco desafios sociais e ambientais. Depois será a vez de meio milhar de alunos da faculdade de Direito e outros 150 estudantes de Ciências Médicas realizarem as mesmas ações solidárias, explicou em comunicado a "Entrajuda", garantindo que o projeto continua na próxima semana.
A ideia é recuperar o verdadeiro sentido da praxe académica, de acolhimento, integração e convívio e, ao mesmo tempo, incentivar uma cultura de voluntariado enquanto intervenção de cidadania ativa com responsabilidade. É por isso proposto aos alunos que entrem em contacto com realidades que muitas vezes desconhecem e que criem relações intergeracionais.
A Entrajuda é uma associação que desenvolve iniciativas de voluntariado organizado, tendo para o feito criado uma plataforma online (www.bolsadovoluntariado.pt).
Caloiros ajudam Banco Alimentar em praxe solidária
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.