A rodagem d' O Homem que Matou D. Quixote de Terry Gilliam, ex Monty-Python, terá causado estragos no convento de Tomar. Há relatos de fogueira com 20 metros
O Bloco de Esquerda requereu hoje a audição, com carácter de urgência, do ministro da Cultura sobre alegados estragos provocados no Convento de Cristo, em Tomar, durante a rodagem de um filme
Num requerimento entregue no parlamento, os deputados bloquistas Jorge Campos e Carlos Matias declaram "perplexidade" com a informação divulgada na sexta-feira à noite pela RTP "denunciando estragos no Convento de Cristo, em Tomar, alegadamente durante a rodagem da comédia 'O Homem que Matou D. Quixote', de Terry Gilliam".
"Os relatos incluem a realização de uma fogueira, pedras centenárias partidas ou com arestas fracturadas, pelo facto de se terem fixado adereços e panos às colunas e outras estruturas, cantarias e telhas destruídas. Nas imagens televisivas, é ainda visível um aglomerado com dezenas de botijas de gás conectadas à rede de tubos que terá assegurado o fogo, na enorme pira", afirma o texto do BE.
Os deputados referem ainda testemunhos que relataram ter-se gerado "uma enorme onda de calor provocada pelo fogo nas imediações da janela do Capítulo, jóia da arquitectura manuelina e ícone mundial do Convento de Cristo, pondo em risco tanto o monumento, como o grande número de figurantes presentes no local".
O BE pede que sejam apuradas "responsabilidades, para que não se repitam situações similares que ponham em causa e em definitivo o património cultural português".
O partido lembra que o Convento de Cristo mereceu a classificação de Património da Humanidade pela UNESCO, sendo "um monumento de referência da época do Renascimento que integra a conhecida Janela do Capítulo da sacristia manuelina", sendo "um ícone do património nacional e parte importante da sua história".
Como informação prévia à audição do ministro Luís Filipe de Castro Mendes, o BE pede que lhe sejam enviados o contrato assinado entre a tutela e a produção cinematográfica em causa, uma lista detalhada dos danos ocorridos durante as filmagens, o estudo de impacto para a realização desta produção no Convento de Cristo.
Solicita ainda informação sobre o número de especialistas da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) ou outros técnicos especializados na área do património que tenham sido designados para acompanhar a rodagem e o processo de produção no Convento de Cristo e respectivo programa de acompanhamento.
O ministro poderá ser questionado já sobre o assunto na terça-feira, dia em que está marcada uma audição parlamentar para "discussão das políticas no âmbito da cultura" e sobre o ato de vandalismo ocorrido recentemente no parque arqueológico de Foz Côa.
BE quer ouvir ministro da Cultura sobre estragos em Tomar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.