Sábado – Pense por si

Banco de esperma precisa de dadores

01 de maio de 2016 às 09:33
As mais lidas

O Banco Público de Gâmetas confessa que poderia ajudar mais casais a serem pais se contasse com mais dadores de óvulos e espermatozóides

Setenta crianças nasceram graças aos óvulos e espermatozóides doados ao Banco Público de Gâmetas, que iniciou funções há cinco anos e poderia ajudar mais casais a serem pais se contasse com mais dadores.

"Gostaríamos que a afluência de dadores e dadoras fosse maior", afirmou à Lusa Isabel Sousa Pereira, responsável por este banco público, sediado na Maternidade Júlio Dinis, que pertence ao Centro Hospitalar do Porto.

Ainda assim, o Banco tem respondido de uma forma imediata aos ciclos de Procriação Medicamente Assistida (PMA), com recurso a sémen de dador, realizados no Centro de Procriação Medicamente Assistida do Centro Hospitalar do Porto (CPMA - CHP).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.