Os milhares de avós que vão participar em Penafiel nas comemorações do Dia Nacional dos Avós poderão dar uma volta num carro clássico e assim recordar a juventude.
Os milhares de avós que na quinta-feira vão participar em Penafiel nas comemorações do Dia Nacional dos Avós poderão dar uma volta num carro clássico e assim recordar a juventude, anunciou esta segunda-feira a organização.
Segundo a autarquia de Penafiel, são esperados mais de 6.000 avós, a maioria do concelho de Penafiel, mas também de outros municípios, para um dia recheado de actividades de lazer, destacando-se os mais de 40 modelos de automóveis clássicos à disposição dos participantes.
Para os apreciadores, estarão carros de vários modelos, os mais antigos da década de 30 e os mais recentes da década de 80 do século passado.
As actividades vão decorrer, como habitualmente naquele dia, no parque da cidade.
"Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje", comentou o presidente Antonino Sousa, em declarações à Lusa.
Além do "enorme" piquenique, pensado no convívio entre avós e netos, e da missa campal celebrada pelo bispo do Porto, aguardam-se com expectativa os momentos destinados às histórias contadas pelos mais velhos.
"Alguns avós vão transformar-se em contadores de histórias e partilhar com os mais novos as memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração", realçou o chefe do executivo, antevendo muita animação ao longo do dia.
Nas comemorações vai estar presente o avô mais velho do concelho, actualmente com 105 anos, ao qual vai ser dada a honra de partir um bolo com tantos metros de comprimento quantos a sua idade.
Ao longo do dia, não faltarão outras actividades para avós e netos, incluindo actuações musicais para todos os gostos, momentos de dança, actividades desportivas e jogos tradicionais, fazendo lembrar as brincadeiras de infância dos anciãos de Penafiel.
O Dia Nacional dos Avós foi criado em 2003, vários anos depois de Ana Elisa Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, ter iniciado contactos com as entidades políticas nacionais no sentido de oficializar aquela data.
Avós de Penafiel vão experimentar carros antigos para lembrar a juventude
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.