Os milhares de avós que vão participar em Penafiel nas comemorações do Dia Nacional dos Avós poderão dar uma volta num carro clássico e assim recordar a juventude.
Os milhares de avós que na quinta-feira vão participar em Penafiel nas comemorações do Dia Nacional dos Avós poderão dar uma volta num carro clássico e assim recordar a juventude, anunciou esta segunda-feira a organização.
Segundo a autarquia de Penafiel, são esperados mais de 6.000 avós, a maioria do concelho de Penafiel, mas também de outros municípios, para um dia recheado de actividades de lazer, destacando-se os mais de 40 modelos de automóveis clássicos à disposição dos participantes.
Para os apreciadores, estarão carros de vários modelos, os mais antigos da década de 30 e os mais recentes da década de 80 do século passado.
As actividades vão decorrer, como habitualmente naquele dia, no parque da cidade.
"Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje", comentou o presidente Antonino Sousa, em declarações à Lusa.
Além do "enorme" piquenique, pensado no convívio entre avós e netos, e da missa campal celebrada pelo bispo do Porto, aguardam-se com expectativa os momentos destinados às histórias contadas pelos mais velhos.
"Alguns avós vão transformar-se em contadores de histórias e partilhar com os mais novos as memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração", realçou o chefe do executivo, antevendo muita animação ao longo do dia.
Nas comemorações vai estar presente o avô mais velho do concelho, actualmente com 105 anos, ao qual vai ser dada a honra de partir um bolo com tantos metros de comprimento quantos a sua idade.
Ao longo do dia, não faltarão outras actividades para avós e netos, incluindo actuações musicais para todos os gostos, momentos de dança, actividades desportivas e jogos tradicionais, fazendo lembrar as brincadeiras de infância dos anciãos de Penafiel.
O Dia Nacional dos Avós foi criado em 2003, vários anos depois de Ana Elisa Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, ter iniciado contactos com as entidades políticas nacionais no sentido de oficializar aquela data.
Avós de Penafiel vão experimentar carros antigos para lembrar a juventude
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.