Sábado – Pense por si

Autópsias e perícias no privado: discussão é hoje mas lei ainda tem falhas

Sara Capelo
Sara Capelo 04 de julho de 2019 às 13:58

Não evita que maridos sejam peritos em casos que envolvem as suas mulheres. Ou que as seguradoras intervenham. É por isso que profisisonais de medicina-geral criticam. E até entre as empresas privadas, há quem alegue que gerará problemas.

Os deputados discutem na tarde desta quinta-feira, 4, uma alteração legislativa que abre as portas das perícias médico-legais e das autópsias ao sector privado. Assim, as vítimas de violência doméstica ou sexual (cuja lesões devem ser analisadas antes de desaparecerem ou cuja colheita de vestígios biológicos deve ser feita com a maior urgência sob pena de se perderem) poderão ser avaliadas por hospitais privados e até seguradoras. O mesmo quando são necessárias avaliações psiquiátricas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.