Sábado – Pense por si

As cartas surreais que as crianças enviavam a Salazar

Pedro Jorge Castro 31 de maio de 2015 às 08:00

Entre as décadas de 30 e de 60, dezenas de miúdos de todo o mundo escreveram ao ditador. Um chamou "feio" a Humberto Delgado

Em Novembro de 1956, o então Presidente do Conselho  recebeu uma carta de um miúdo que tinha exactamente o seu nome. A mensagem foi escrita pelos pais – a mãe de apelido Oliveira, o pai de último nome Salazar – e seguiu com uma foto do filho, de apenas 28 meses, com a farda da Mocidade Portuguesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.