Sábado – Pense por si

Aníbal Cavaco Silva defende choque reformista

Helena Garrido
Helena Garrido 23 de dezembro de 2021 às 08:00

Vai ser necessária uma grande coragem política para inverter a tendência de empobrecimento relativo de Portugal, considera o ex-Presidente da República e ex-primeiro-ministro.

O trigésimo aniversário do Tratado, que nos trouxe o euro, é o tema central de uma conversa de hora e meia com Aníbal Cavaco Silva que, como primeiro-ministro, negociou e assinou a união monetária. Uma entrevista que será publicada na edição especial da SÁBADO, dia 26 de dezembro, dedicada aos 20 anos da entrada em circulação das notas e moedas de euro. Ao longo da conversa, gravada no início do mês, o ex-Presidente da República revisita os tempos da negociação do Tratado de Maastricht, faz o balanço da vida do euro, identifica o que falta ainda fazer para completar a sua arquitetura e fala sobre a evolução de Portugal e os desafios que enfrenta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.