Condições meteorológicas adversas podem afectar o funcionamento das redes de telecomunicações.
A operadora de comunicações Altice/PT iniciou "uma mega-operação de prevenção e supervisão, em parceria com as autoridades" face à previsão de condições meteorológicas adversas, que podem afectar o funcionamento das redes de telecomunicações.
Em comunicado divulgado este domingo, a Altice/PT afirma que "declarou internamente o estado de alerta/prevenção em todo o território [continental], com envolvimento directo da gestão de topo da organização que está a acompanhar a situação ao minuto com a entidades competentes e o gabinete do Ministério da Administração Interna".
"A Altice/PT está totalmente mobilizada e fortemente empenhada em apoiar as populações afectadas e no rápido restabelecimento dos impactos que possam resultar das condições meteorológicas adversas, através das suas equipas técnicas e operacionais espalhadas por todo o território e através do total alinhamento com as entidades competentes", lê-se no documento.
Segundo a mesma fonte, "foram amplamente reforçadas as equipas técnicas, com mais de uma centena de operacionais em prevenção, espalhados por todo o país, para atuarem no terreno na reposição de activos e infraestruturas, assim que as condições meteorológicas o permitam e na medida das necessidades das populações".
Segundo a operadora foram "mobilizados recursos/equipas de 'backup' para intervenções adicionais no terreno, caso seja necessário e de acordo com as prioridades e necessidades existentes, com cerca de uma dezena de unidades móveis temporárias e mais de duas dezenas de telefones satélite".
Foram também "reforçadas as equipas de supervisão do Centro de Gestão e Supervisão de Redes, nas Picoas [no centro de Lisboa], com mais de uma centena de profissionais, para gerir e coordenar as operações, monitorizar os serviços afectados e gerir as equipas no terreno".
A operadora vai também marcar presença nas reuniões operacionais da Autoridade Nacional para a Protecção Civil e "acompanhamento dos procedimentos de prevenção e reação rápida, coordenados com as demais autoridades".
A Altice/PT tomou estas decisões "na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela tempestade Ana, que se fazem sentir em Portugal continental desde" e encetou "uma mega operação de prevenção e supervisão, em parceria com as autoridades, entidades nacionais competentes na gestão de situações de crise, em particular a Autoridade Nacional para a Protecção Civil, autarquias e a EDP, uma vez que se prevê que os serviços de fornecimento de energia possam ser afectados e, por consequência, afectar o funcionamento das redes de telecomunicações".
No mesmo comunicado, a Altice/PT afirma que foram "repostos serviços afectados na zona do distrito de Coimbra, onde a tempestade incidiu já fortemente".
Altice/PT lança "mega-operação" de prevenção e supervisão devido ao mau tempo
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O poder instituído terá ainda os seus devotos, mas o desastre na Calçada da Glória, terá reforçado, entretanto, a subversiva convicção de que, entre nós, lisboetas, demais compatriotas ou estrangeiros não têm nem como, nem em quem se fiar
A PSP enfrenta hoje fenómenos que não existiam ou eram marginais em 2007: ransomware, ataques híbridos a infraestruturas críticas, manipulação da informação em redes sociais. Estes fenómenos exigem novas estruturas orgânicas dedicadas ao ciberespaço, com autonomia, meios próprios e formação contínua.