Sábado – Pense por si

Alterações climáticas vão impor-se a Trump e a Europa deve unir-se

01 de junho de 2017 às 23:01
As mais lidas

Presidente da República defende que a Europa se deve unir e "continuar a ser uma campeã desta causa"

O Presidente da República defendeu hoje, referindo-se a Donald Trump, que as alterações climáticas são uma evidência que "se vai impor", mesmo que haja alguém que "se considere importantíssimo no mundo que negue isso".

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava na ilha das Flores, nos Açores, em reacção ao anúncio do Presidente norte-americano de que os Estados Unidos vão abandonar o Acordo de Paris, defendeu ainda que a Europa deve unir-se e "continuar a ser uma campeã desta causa".

"É uma evidência tão óbvia a necessidade de olhar para as alterações climáticas que bem pode haver quem se considere importantíssimo no mundo que negue isso que não altera a realidade. A realidade é o que é. E vai ser o que é e não pára por causa de uma posição isolada, por muito importante que se considere", declarou.

No seu entender, "era preferível que não tivesse existido" esta posição dos Estados Unidos, mas "a realidade se encarregará de mostrar quem, num determinado momento, não percebeu a força dessa realidade".

"Não tenho dúvidas de que é só esperar um bocadinho para ver como a realidade se vai impor", disse.

Citando o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o Presidente da República considerou que "o afastamento de um obriga todos os demais a unirem-se em torno daquilo que é fundamental para a humanidade".

"É mais uma razão para aqueles que temos a noção desta realidade, com os pés assentes na terra, nos unirmos e para continuarmos a lutar", reforçou, defendendo que "a Europa tem aqui uma causa que é justa, que é real" e "deve continuar a ser uma campeã desta causa".

Marcelo Rebelo de Sousa ressalvou que "as relações transatlânticas são uma realidade muito rica e muito importante" e declarou: "os povos perduram, as nações perduram, os presidentes passam e os governos passam".

O Presidente da República insistiu, contudo, que "as alterações climáticas são um problema, e o negar, por razões políticos de momento, esse problema, não faz desaparecer o problema".

"Há coisas que são tão óbvias na vida. É como achar que se pode tapar o sol com o dedo - o sol está lá e o dedo não tapa o sol -, ou como o defender que o sol anda à volta da terra e não a terra à volta do sol", comparou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!