NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O ministro da Agricultura anunciou que os primeiros carregamentos com alimento para animais chegam sexta-feira às zonas afetadas na região Centro. "Estamos a trabalhar a 200 à hora."
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta quarta-feira que os primeiros carregamentos com alimento para animais chegam sexta-feira às zonas afetadas pelos incêndios na região Centro nos últimos dias.
Trata-se, como explicou o governante em Alfândega da Fé, de ajuda que o Ministério da Agricultura vai disponibilizar solidariamente para os agricultores daqueles concelhos.
"Estamos a trabalhar a 200 à hora e isso permite-nos já estar estabelecido com as câmaras uma base logística, já está organizada, já estão preparados os locais onde esse alimento vai ser disponibilizado, quer para pecuária, quer para as abelhas", afirmou.
De acordo com o ministro, a ajuda contempla "alguma quantidade de açúcar para garantir a alimentação das abelhas".
Este é o apoio imediato do Governo aos agricultores, mas Capoulas Santos ressalvou que estão em preparação "todas as medidas, como aconteceu em casos semelhantes".
Capoulas Santos precisou que, até 5.000 euros, o apoio será de 100% a fundo perdido, entre 5.000 e 50.000 euros será de 85% a fundo perdido e entre os 50.000 e 800.000 euros, por cada exploração, será um apoio também a fundo perdido de 50% "do potencial produtivo que foi destruído".
Estes apoios só poderão ser atribuídos depois do levantamento dos prejuízos que o ministro disse estar em curso e que espera que esteja "concluídos nos próximos dias".
Quando o levantamento estiver pronto, será publicada a portaria, as medidas estarão em execução, como indicou.
"A nossa primeira prioridade, como é óbvio, é enterrar os mortos e tratar dos feridos e, portanto, estamos a tratar de identificar os casos onde houve perdas", acrescentou.
O ministro da Agricultura afirmou ainda que "houve felizmente poucas perdas de animais", embora haja "alguns prejuízos maiores nas aves", mas "trata-se de prejuízos que não têm qualquer comparação com aquilo que aconteceu há dois anos".
Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém, tendo sido dominado na terça-feira.
Alimentos para animais chegam às zonas afetadas pelos incêndios
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A condenação do CSMP assenta na ultrapassagem das limitações estatutárias quanto à duração dos mandatos e na ausência de fundamentos objetivos e transparentes nos critérios de avaliação, ferindo princípios essenciais de legalidade e boa administração.
A frustração gera ressentimento que, por sua vez, gera um individualismo que acharíamos extinto após a grande prova de interdependência que foi a pandemia da Covid-19.