Alargamento foi justificado com as eleições legislativas antecipadas e a tomada de posse do novo Governo da AD.
O Governo prolongou até 30 de novembro deste ano o prazo para a conclusão por uma equipa multidisciplinar de um estudo técnico-estratégico para a substituição urgente do SIRESP, segundo um despacho publicado esta terça-feira em Diário da República. O prazo inicial para a apresentação do relatório tinha terminado no final de julho.
DR
A equipa de trabalho foi constituída em 30 de abril, depois de o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança (SIRESP) ter falhado durante o apagão nacional de energia ocorrido dois dias antes.
"As vicissitudes associadas à transição governativa condicionaram significativamente a formação da equipa, em particular a designação do respetivo coordenador, que ocorreu a 24 de julho de 2025", referem, no despacho de prorrogação hoje publicado em Diário da República, os ministros das Infraestruturas e Habitação e da Administração Interna.
No despacho, datado de 5 de agosto, Miguel Pinto Luz e Maria Lúcia Amaral sublinham ainda a complexidade dos trabalhos, que vai obrigar à consulta de "múltiplas entidades".
O SIRESP é a rede de comunicação exclusiva do Estado português para o comando, controlo e coordenação de comunicações em todas as situações de emergência e segurança.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.