NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Segundo o sindicato, estes funcionários são os únicos dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Administração Pública portuguesa a não terem o seu salário fixado em euros.
Os funcionários da Embaixada e postos consulares de Portugal no Brasil iniciam esta segunda-feira uma greve de quatro semanas em resposta à falta de medidas do Governo para que estes trabalhadores tenham o salário fixado em euros, segundo fonte sindical.
O protesto, convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas e dos Serviços Centrais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (STCDE), começa esta segunda-feira e até quinta-feira e decorrerá nos mesmos dias da semana até 26 de março, ou seja, de 03 a 06, de 10 a 13, de 17 a 20 e de 24 a 26 de março.
Segundo o sindicato, estes funcionários são os únicos dos serviços periféricos externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e da Administração Pública portuguesa a não terem o seu salário fixado em euros.
"As suas remunerações foram congeladas ao câmbio de 1 euro por 2,638 reais, câmbio fictício, mas conveniente para o MNE, sendo que à data do envio do aviso prévio de greve o câmbio era de 6,0127 reais para 1 euro. Não houve reposição da tabela salarial destes trabalhadores para euros, recebendo atualmente menos de metade do que lhes é devido", prossegue a organização sindical.
A greve foi anunciada a 11 de fevereiro e desde então o sindicato manteve uma reunião com a secretária de Estado da Administração Pública, não tendo surgido mais nenhum avanço para a resolução da questão.
"Enquanto a inércia e a falta de compromissos claros e satisfatórios subsistir, a greve convocada também se mantém, sendo esperada uma adesão muito significativa em toda a rede consular que, em muitos postos, será total", lê-se na nota do STCDE.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.