Aeronaves não deverão ter "mais de 20 anos". Dos dois que não cumprem os requisitos técnicos exigidos, "um tem pior performance e outro ultrapassa o limite de idade".
O INEM tem quatro helicópteros ao serviço e só dois cumprem os requisitos técnicos exigidos no contrato de 38,7 milhões de euros, noticia esta segunda-feira oJornal de Notícias.
Segundo o jornal, dos dois que não cumprem os requisitos técnicos exigidos, "um tem piorperformance e outro ultrapassa o limite de idade".
A fornecedora, a Babcock, garante que estas duas aeronaves estão a voar com autorização do INEM.
Uma das regras do contrato, assinado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Babcock, em Agosto deste ano, define que as aeronaves não deverão ter "mais de 20 anos sobre a sua data de fabrico à data da sua utilização".
Todavia, "desde a entrada em vigor do contrato, o aparelho colocado em Évora viola os requisitos técnicos (...). A empresa colocou ali um Bell 412, construído em 1997. Ou seja, a completar os 21 anos".
Já quanto ao héli destacado para Macedo de Cavaleiros, que veio substituir o que ficou destruído no acidente de Valongo em 15 de dezembro, "não cumpre os requisitos deperformance".
Fonte oficial da empresa diz que está a actuar com o acordo do INEM quanto "à substituição temporária do helicóptero que opera a partir de Évora" e que "previsivelmente em Março de 2019" chegará um novo helicóptero à base alentejana.
Quanto ao aparelho que substituiu o destruído em Valongo, a mesma fonte referiu aoJN que a prioridade foi "a reposição urgente do serviço" e assegurou que será "oportunamente" substituído por um aparelho com as características exigidas. Neste caso, também tem o acordo do INEM, assegurou.
O diário questionou também o INEM e os SPMS, mas não obteve resposta.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.