Sábado – Pense por si

Cirurgias caíram 33% e consultas nos hospitais 17% durante a pandemia

SÁBADO
SÁBADO 30 de setembro de 2020 às 07:27

São os números mais recentes do Ministério da Saúde. Entre março e agosto, realizaram-se menos um terço das cirurgias feitas no mesmo período do ano anterior. Nas consultas hospitalares, a quebra é inferior. Tem havido uma recuperação, mas a atividade hospitalar mantém-se abaixo de 2019 em todos os meses.

A pandemia teve um enorme impacto na atividade do Serviço Nacional de Saúde (SNS). De acordo com dados solicitados pelo Negócios ao Ministério da Saúde, complementados com informação do Portal da Transparência, entre março e agosto houve uma quebra acumulada de 33% no número de cirurgias realizadas e de 17% das consultas em ambiente hospitalar. Em todos os meses, mesmo quando a pandemia parecia mais controlada, houve um recuo na atividade hospitalar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.