Secções
Entrar

Viagem de Rocha Andrade segue para o DIAP

13 de agosto de 2016 às 11:37

PGR enviou para o DIAP as informações recolhidas sobre a viagem paga pela Galp ao secretário de Estado Rocha Andrade para apurar "se existe, ou não, eventual ilícito criminal"

António Costa deu o caso como "devidamente encerrado", mas a polémica em torno das viagens que a Galp pagou a detentores de cargos políticos para assistir ao vivo a jogos do campeonato europeu de futebol continua sem esmorecer. Depois da declaração do primeiro ministro, foram conhecidos mais dois nomes de presidentes de câmara - de Sines e Santiago do Cacém - agora, em nota enviada à agência LUSA, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou hoje que enviou para o Departamento de Investigação e Acção Penal as informações recolhidas sobre a viagem do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, para assistir ao Euro2016 em França.

"Os elementos recolhidos pela Procuradoria-Geral da República foram enviados ao DIAP de Lisboa para inquérito, tendo em vista aferir se existe, ou não, eventual ilícito criminal", refere a PGR numa nota enviada à Lusa.

A notícia de que os indícios recolhidos foram enviados ao DIAP de Lisboa que decidirá se acusa ou não o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, foi avançada hoje pelo semanário Expresso.

A 04 de agosto o Ministério Público informava que estava a "recolher elementos" sobre este caso para apurar se havia "procedimentos a desencadear no âmbito das respectivas competências".

Entretanto, o Governo já considerou que o caso ficou "encerrado" com o reembolso das despesas efectuadas àquele patrocinador oficial da selecção portuguesa de futebol.

Na terça-feira passada, o primeiro-ministro disse que o caso das viagens de membros do Governo pagas pela Galp para assistir a jogos do europeu de futebol está "devidamente encerrado", garantindo que esses membros do executivo têm a sua confiança.

"É um assunto que é encerrado, o senhor primeiro-ministro em exercício [o ministro dos Negócios Estrangeiros] já teve oportunidade de dizer da parte do Governo o que tinha a dizer e as medidas que foram adoptadas e que vão ser adoptadas e, para mim, é um assunto que está devidamente encerrado", afirmou o primeiro-ministro, quando questionado sobre o caso que envolveu além de Fernando Rocha Andrade, os secretários de Estado da Indústria, João Vasconcelos, e da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Quanto questionado sobre a aceitação da viagem, o governante Rocha Andrade "considerou o convite natural, dentro da adequação social" e entendeu que "não existe conflito de interesses".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela