Há 5 horas
12 de outubro de 2025 às 18:54
Lusa
Queixa à CNE por troca de boletins de voto em freguesia de Vila Real
Uma troca de boletins de voto foi detetada na mesa 18 da secção de voto da Freguesia de Vila Real, reportada à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e será avaliada após a contagem dos votos. Fonte da Câmara municipal de Vila Real explicou à agência Lusa que em três mesas desta assembleia foram entregues lotes de boletins que erradamente continham boletins de outras assembleias de freguesia.
Segundo a fonte, nas mesas 9 e 19 as trocas foram detetadas antes da abertura das urnas e a situação foi corrigida. Na mesa 18, a situação foi detetada apenas ao sétimo eleitor, não se tendo, por isso, a certeza que os anteriores boletins utilizados estavam corretos ou não.
A autarquia disse que foi, de imediato, feita a verificação de todos os boletins que estavam a ser entregues, explicando que as falhas terão ocorrido no momento da impressão pela gráfica e, depois, no momento da verificação por parte da câmara e da mesa de voto em causa. A mesma fonte explicou que, se durante a contagem dos votos, aparecerem boletins que não correspondam àquela Assembleia de Freguesia, serão colocados num envelope à parte e, no apuramento geral, a juíza responsável decidirá o que fazer com os votos.
A agência Lusa contactou a CNE que confirmou que foi apresentada uma queixa depois de ter sido detetada uma distribuição de boletins errados na assembleia de freguesia de Vila Real e a indicação dada por esta comissão foi no sentido de se cessar de imediato a entrega desses boletins de voto. Disse ainda que o processo será avaliado e que caberá às candidaturas e à assembleia de apuramento geral tomar decisão final sobre o assunto, podendo haver lugar uma anulação dos votos ou uma impugnação.