Secções
Entrar

Reforma do Estado não traz grandes poupanças orçamentais

10 de julho de 2015 às 18:05

O chefe do governo indica que existem limitações "óbvias do ponto de vista constitucional" para se lidar com o problema dos salários

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho disse, esta sexta-feira, ser uma "ilusão" pensar-se que a reforma do Estado traz "profundas" poupanças orçamentais, lembrando as fatias da despesa pública centradas nas prestações sociais e salários.

 

"Mais de dois terços da despesa pública concentram-se justamente nas prestações sociais e nos salários. Não vale a pena contornar esta discussão. Nós temos limitações óbvias do ponto de vista constitucional para lidar com o problema dos salários. E nenhum governo pode ir contra a Constituição. Essa é uma matéria que está esclarecida", vincou o governante.

 

Passos Coelho falava em Lisboa, na sessão de encerramento do II Congresso das Empresas e das Actividades Económicas, organizado pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal, e na sua intervenção abordou matérias como a reindustrialização da economia portuguesa, a governação das empresas, o contexto europeu e as oportunidades do mesmo para Portugal, e a reforma do Estado.

 

Para o chefe do Governo, pode haver, nesta matéria, uma discussão sobre se se substituem mais "funcionários públicos que se aposentam por novos funcionários" e dessa forma obter um "controlo maior sobre a despesa salarial", mas não se pode ir "além disto".

 

"A ideia que podemos fazer grandes reestruturações no Estado poupando nos salários não existe. Não vale a pena. A não ser que mudem a Constituição", sublinhou.

 

Qualquer confrontação constitucional nesta matéria, disse posteriormente Passos Coelho, não adiantaria "nem segurança jurídica nem confiança para as políticas" a produzir nos próximos anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela