Secções
Entrar

PSD, CDS e PS chumbam comissão de inquérito à privatização da ANA proposta pelo PCP

Lusa 24 de abril de 2024 às 19:01

A proposta foi chumbada com os votos contra do PSD, PS e CDS, abstenção do Chega e votos favoráveis da IL, BE, PCP, Livre e PAN.

O parlamento chumbou esta quarta-feira a proposta do PCP para a constituição de uma comissão de inquérito à privatização da ANA Aeroportos, concretizada em 2013 pelo Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho.

A proposta foi chumbada com os votos contra do PSD, PS e CDS, abstenção do Chega e votos favoráveis da IL, BE, PCP, Livre e PAN.

No debate sobre a proposta, que decorreu esta terça-feira no parlamento, o deputado do PCP António Filipe tinha defendido que o inquérito era necessário porque os contornos do negócio tinham sido "completamente escondidos do povo português".

Entre as várias dimensões do negócio que tinha considerado ser necessário clarificar, o deputado tinha destacado em particular o facto de um relatório do Tribunal de Contas sobre a privatização da ANA, divulgado em janeiro, revelar que a venda foi feita por 1.127 milhões de euros, "pouco mais de um terço" do valor que o Governo tinha anunciado, de 3.080 milhões.

"Há aqui três questões a apurar: a responsabilidade política de quem mentiu ao povo português, a responsabilidade financeira da Vinci que pode ter recebido um desconto ilegal e a responsabilidade de quem ofereceu esse desconto", afirmou.

A proposta recebeu, no entanto, críticas de todos os partidos à direita do PS. O deputado do PSD Gonçalo Lage ironizou que, quando soube que o PCP ia propor uma comissão de inquérito, pensou que iria ser sobre a nacionalização da EFACEC, em que "300 milhões de euros dos contribuintes desapareceram sem ninguém perceber bem o quê, nem o como".

"Estranho mundo este, onde alguns de nós preferem priorizar os casos onde o Estado cria valor para os contribuintes em vez dos casos onde o Estado destrói valor dos contribuintes", afirmou, alegando que o país beneficiou com a venda da ANA.

Também o líder parlamentar do CDS, Paulo Núncio, criticou a proposta do PCP, acusando o partido de pretender discutir "uma privatização com 10 anos por opção ideológica" e de querer "renacionalizar tudo o que mexe".

Por sua vez, o deputado do PS Hugo Costa salientou que o partido sempre criticou a privatização da ANA, mas defendeu que o tema deve ser "debatido e enquadrado de modo mais abrangente", manifestando-se disponível para, no seio da comissão parlamentar de Economia, aprovar e realizar todas as audições sobre o tema.

"A constituição de uma comissão parlamentar de inquérito nestes termos não permitiria o acompanhamento abrangente do tema, visto que o objeto será naturalmente fechado, não acautelando os debates presentes e futuros sobre a rede aeroportuária nacional, sendo que a sua constituição seria extemporânea", afirmou.

Pelo Chega, o deputado Filipe Melo disse que, por princípio, o seu partido não obstaculizará a proposta do PCP, por ser favorável ao escrutínio. No entanto, acusou os comunistas de estarem a avançar com a iniciativa para "mostrar que ainda vivem" e de quererem renacionalizar "tudo o que mexe".

Também o deputado da IL Carlos Guimarães Pinto afirmou que o seu partido não iria votar contra a proposta, por pugnar pela transparência, mas considerou que as suspeitas na base da iniciativa "estão contaminadas pelo viés ideológico do PCP".

Em sentido contrário, a deputada do BE Isabel Pires considerou que, com o relatório do Tribunal de Contas, se tornou "absolutamente claro que a privatização da ANA só teve em conta os interesses dos privados", salientando que o partido iria votar a favor da proposta comunista porque não se pode ficar pela "vã indignação".

Já o deputado do Livre Jorge Pinto comparou a proposta do PCP com a do Chega de um inquérito parlamentar ao caso das gémeas luso-brasileiras, considerando que o caso hoje em debate é que "está a parar o país" e a "adiar a decisão quanto à construção do novo aeroporto".

No final do debate, o deputado do PCP António Filipe considerou "um tanto surpreendente" que se esteja a assistir a uma "convergência de votos entre o PS e o PSD para impedir a realização de uma comissão de inquérito".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela