Secções
Entrar

Precários do Estado marcam concentração para 7 de Abril em Lisboa

18 de março de 2018 às 13:29

Foram vários os relatos e os casos concretos que demonstram que é necessária a mobilização dos trabalhadores precários e a responsabilização do Governo na concretização do programa de regularização das situações de precariedade no Estado.

Os precários do Estado decidiram realizar uma concentração dia 7 de Abril, junto ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para exigir a concretização do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública.

1 de 4
Foto: Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa
Foto: Cofina Media/Lusa

No encontro de sábado, os precários do Estado debateram "o atraso no programa (PREVPAP), a falta de garantias de protecção de quem aguarda a regularização, as tentativas de boicote por parte dos dirigentes e a falta de transparência do processo". "É o Governo que tem a responsabilidade de garantir que se cumpre o objectivo do programa, com a regularização de todas as situações de precariedade no Estado", alegam.

Segundo o movimento, foram vários os relatos e os casos concretos que demonstram que é necessária a mobilização dos trabalhadores precários e a responsabilização do Governo na concretização do programa de regularização das situações de precariedade no Estado (PREVPAP).

"Somos milhares de trabalhadores precários do Estado a aguardar o desfecho deste processo e a devida regularização. Conforme a realidade foi confirmando ao longo das várias fases deste longo processo, não podemos simplesmente esperar pela aplicação do programa", indicam.

O ministro das Finanças disse na quarta-feira que já foram abertos 16 concursos para integração de trabalhadores precários nas áreas da presidência e modernização administrativa e na defesa nacional e que há 1.224 precários prontos para avançar para concurso.

O governante disse ainda, relativamente ao PREVPAP, que até esta semana foram "deliberados 7.889 pareceres favoráveis pelo conjunto das comissões de avaliação bipartidas e 1.224 pareces favoráveis homologados referentes à administração directa e indirecta do Estado, estando os serviços respectivos a preparar a abertura dos procedimentos concursais".

O descongelamento de carreiras da administração pública teve início em Janeiro, mas a valorização salarial será feita em dois anos: Em Janeiro de 2018 os funcionários públicos receberam 25% do valor da progressão a que têm direito e vão receber mais 25% em Setembro. Em 2019, recebem mais 25% em maio e 25% em Dezembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela