Secções
Entrar

PJ apreende encomendas do Extremo-Oriente com mais de 2.000 notas falsas

Lusa 20 de agosto de 2025 às 12:00

A ação com o apoio da Europol impediu a distribuição através dos serviços postais europeus de mais de 66 milhões de euros em dinheiro falso.

Oito encomendas oriundas do Extremo-Oriente com mais de 2.000 notas falsas foram apreendidas pela Polícia Judiciária (PJ) no âmbito de uma operação com o apoio da Europol, anunciou esta quarta-feira a força policial portuguesa.
Riqueza, fortuna, dinheiro
De acordo com a PJ, o montante apreendido em Portugal ascende a um total de 35.235 euros e 8.000 ienes do Japão (cerca de 45 euros). A operação "Decoy II" decorreu entre outubro de 2024 e maio de 2025, foi liderada por Portugal, Espanha e Áustria e contou com a participação de autoridades de 18 países. No total, a ação impediu a distribuição através dos serviços postais europeus de mais de 66 milhões de euros em dinheiro falso. "Globalmente, foram apreendidas perto de três centenas de encomendas contendo moeda falsa e mais de 990.000 artigos de contrafação, incluindo notas e moedas de valor superior a 280.000 euros, 679.000 dólares americanos [cerca de 583.000 euros] e 12.000 libras esterlinas [quase 14.000 euros]", precisa, em comunicado, a PJ. A operação originou "102 novas investigações, que visam o desmantelamento de redes criminosas dedicadas à falsificação de moeda", adianta o comunicado. Segundo a Europol, estas redes operam maioritariamente a partir da Ásia, "mas também a partir da América e do Médio Oriente". A primeira fase da operação decorreu entre 15 de junho de 2023 e 31 de janeiro de 2024 e, na altura, a PJ apreendeu 29 encomendas, com cerca de 6.000 notas falsas de euros, dólares norte-americanos e libras esterlinas, num valor global superior a 250.000 euros. A nível europeu, foram então apreendidos 14 milhões de euros. As notas recolhidas caracterizam-se por terem formas e cores semelhantes às verdadeiras e pequenas marcas que indicam que são falsas, embora insuficientes para gerarem desconfiança. Além da polícia europeia, a "Decoy II" contou ainda com o apoio do OLAF/Organismo Europeu de Luta Antifraude.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela