Secções
Entrar

Pianista de jazz denunciado por violação. Relatos de assédio sucedem-se

Leonor Riso 08 de novembro de 2024 às 16:55

Uma alegada violação foi denunciada nas redes sociais e suscitou queixa na PSP. Nas redes sociais, várias pessoas publicaram denúncias de assédio no meio do jazz e da música - até contra menores.

Esta semana, um pianista de jazz foi denunciado por violação nas redes sociais. Esse relato fez com que se sucedessem vários outros, que englobam não só o jazz mas todo o mundo da música, de acordo com quem avançou com as revelações nas redes sociais.

O pianista João Pedro Coelho foi denunciado por uma violação que terá alegadamente ocorrido em maio de 2023. Nas redes sociais, referiu "a falsidade da mesma [denúncia]" e que queria "reclamar a minha total inocência". "Para reposição da verdade, e reparação da ofensa ao meu bom nome, e dos danos morais e materiais já causados à minha reputação pessoal e profissional, usarei os meios legais que estão ao meu alcance", lê-se num post publicado no Instagram.

Viola Lopes/picture-alliance/dpa/AP Images


A primeira denúncia surgiu por parte de Liliana Cunha, através de um post no Instagram, em que afirmou que o pianista continuava a sujeitar mais mulheres aos mesmos abusos. Noutros vídeos entretanto publicados, relatou ter recebido mais denúncias de assédio relacionadas com o pianista, e no último, gravado após João Pedro Coelho ter publicado o seu comunicado, lamentou a "negação dos factos de cariz sexual".

João Pedro Coelho foi professor no Hot Clube, em Lisboa. Na conta oficial de Instagram, o organismo referiu que o pianista de jazz foi professor até 2022/23 e que "o caso reportado não está relacionado com a nossa instituição". "Foram identificadas duas situações de assédio no passado ano lectivo de 2021/22 que originaram uma reacção pronta por parte da Direcção no apuramento de responsabilidades, tendo levado ao afastamento dos professores em causa" e à criação de um código de conduta, um gabinete de apoio ao aluno e um canal de denúncia. Além disso, o Hot Clube diz não ter conhecimento de mais queixas ou denúncias.

Contudo, nas redes sucedem-se os relatos de assédio e abuso no meio do jazz, alguns contra professores e com vítimas menores, espoletados pela primeira denúncia. 

Foi entregue uma queixa na PSP relativa à denúncia de violação contra João Pedro Coelho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela