Secções
Entrar

PCP quer travar concessão de monumentos a privados

29 de setembro de 2016 às 19:37

Fortaleza de Peniche é um dos monumentos envolvidos e PCP considera a decisão como “um dos mais significativos ataques à memória colectiva dos portugueses”

O PCP manifestou-se em comunicado contra a intenção do Governo socialista de concessionar cerca de 30 edifícios históricos ao sector privado, incluindo a Fortaleza de Peniche, e defendeu um "Programa Nacional de Emergência para o Património Cultural".

"O PCP rejeita o programa ontem [quarta-feira] anunciado. Exigimos a suspensão dos concursos já lançados ou a lançar, a paragem da alienação de bens patrimoniais do Estado, nomeadamente o património classificado e a sua entrega a gestões privadas, e o início de um debate alargado sobre o património cultural, a sua recuperação e utilização, que culmine com a aprovação e implementação de um Programa Nacional de Emergência para o Património Cultural", lê-se.

No texto dos comunistas argumenta-se que "a política do património não pode estar sujeita ou subordinada ao 'mercado' e à política de turismo. Antes, a política para o património deve intensificar a ligação cultural entre as populações e o património, integrar o património edificado na vida e quotidiano do país, resultando num valorização e preservação vivida e fruída colectivamente".

Sobre a iniciativa do executivo de António Costa de alienar, "por um período que pode ir até 50 anos, um conjunto de monumentos, património cultural" (...) "a grupos privados para montarem o seu negócio, em detrimento da plena fruição pública", o PCP afirma que a medida é "inaceitável".

"Pelo simbolismo que encerra, não podemos deixar de criticar de forma veemente o facto de o Governo ter colocado nesta lista a Fortaleza de Peniche, ignorando a importância histórica e cultural de um espaço onde não é possível conciliar a actividade hoteleira e turística com a necessidade de preservar integralmente as suas características prisionais históricas".

Os responsáveis do PCP referem-se a uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiram evadir diversos militantes, entre eles o histórico secretário-geral Álvaro Cunhal, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate àquele regime ditatorial.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela