Secções
Entrar

PCP prepara-se para deixar cair o Orçamento do Estado

SÁBADO 16 de outubro de 2021 às 11:04

Comunistas manifestaram voto contra a atual proposta e lamentaram-se com a falta de avanços nas negociações. Vozes no interior do partido defendem que é hora de acabar com a “geringonça” e que esta intransigência não é “bluff político”.

Depois de ter manifestado que votaria "contra" a proposta atual do Orçamento do Estado para 2022, e de ter reforçado a posição ao dizer que as negociações não levaram a grandes avanços no sentido de viabilizar o OE, o PCP pode mesmo deixar cair o Orçamento do Estado do Governo de António Costa.

Jerónimo de Sousa Lusa

Segundo o semanário Expresso, têm crescido as vozes no interior do partido a defender que é hora de acabar com a "geringonça" e que esta intransigência não é "bluff político". Entre reuniões das bases do partido há ainda a "ideia crescente de que esta solução está esgotada e que é hora de o partido seguir o seu caminho".

Para os comunistas, a proposta "não dá sinais" para resolver os problemas do país. "Na situação atual, considerando a resistência do Governo até este momento em assumir compromisso em matérias importantes além do Orçamento e também no conteúdo da proposta de Orçamento que está apresentada, ela conta hoje com a nossa oposição, com o voto conta do PCP", disse o líder da bancada comunista, João Oliveira, na passada terça-feira.

Também Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, insurgiu-se contra a proposta após uma ronda de negociações que não conheceram quaisquer progressos: "Posso afirmar que não tem havido grande evolução" no sentido de viabilizar a proposta de OE2022, disse, após uma audiência com o Presidente da República sobre o Orçamento, no Palácio de Belém, em Lisboa.

O dirigente comunista acrescentou que, "por enquanto, não tem havido a resposta necessária", mas "até à apresentação e votação na generalidade", o partido vai continuar a bater-se para encontrar "respostas que sejam incluídas na proposta de Orçamento do Estado".

Questionado sobre se o PCP não receia ficar com o ónus de desencadear uma crise política, Jerónimo de Sousa disse que o partido está de "consciência tranquila".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela