Secções
Entrar

Passagem de ano vai ser fria, mas sem chuva

30 de dezembro de 2018 às 19:50

A noite da passagem de ano será fria, sem nebulosidade e com vento fraco em todo o país, com excepção do grupo central dos Açores.

A noite da passagem de ano será fria, sem nebulosidade e com vento fraco em todo o país, com excepção do grupo central dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na Madeira, preveem-se períodos de nebulosidade, com possibilidade de chuva fraca, na segunda-feira, que deverá passar a pouco frequente, no dia 1 de Janeiro.

De acordo com a previsão especial de fim de ano do IPMA, entre hoje e as 23h59 de dia 1 de Janeiro, em Portugal Continental o céu vai estar pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade na costa sul do Algarve.

O vento será fraco a moderado, sendo por vezes moderado a forte nas terras altas das regiões Centro e Sul e na costa sul do Algarve, até meio da tarde de dia 01.

A temperatura máxima do ar em todo o país deverá variar entre 10ºC (no norte e centro) e 18ºC (no resto do país), e a mínima deverá oscilar entre 0ºC (no norte e centro) e 8ºC (na generalidade do território).

O IPMA prevê ainda um acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro.

Especificamente, a noite da passagem de ano será fria, com pouca ou nenhuma nebulosidade e vento fraco a moderado.

Quanto ao estado do mar, a previsão aponta para ondas de sueste com 1,5 a 2,5 metros na costa sul do Algarve até ao meio da tarde de dia 31, diminuindo gradualmente.

Na Madeira, preveem-se períodos de nebulosidade, com possibilidade de ocorrência de precipitação fraca, mas que passará a pouco frequente, a partir da manhã de dia 1, mesmo que temporariamente moderada durante a noite de passagem de ano.

O vento irá soprar fraco a moderado, a predominar de sueste, aumentando de intensidade nas zonas montanhosas, a partir da manhã de dia 31, passando de moderado a forte, mas enfraquecendo durante a tarde.

A temperatura máxima, na Madeira, deverá variar entre 17ºC e 22ºC, e os 8ºC e 12ºC, nas zonas montanhosas.

Quanto à temperatura mínima, os valores deverão variar entre 13ºC e 17ºC e, nas zonas montanhosas, entre 5ºC e 9ºC.

O arquipélago dos Açores será a excepção no panorama nacional, com uma previsão de céu muito nublado e alguma chuva, estando o grupo Central (ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) sob aviso amarelo até às 0h00 de 31 de Dezembro, devido à possibilidade de precipitação, por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoada.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela