Secções
Entrar

OE2021: Valor do 'IVAucher' não usado reverte para dedução no IRS

13 de outubro de 2020 às 13:30

Com o 'IVAucher' os consumidores poderão acumular o valor correspondente à totalidade do IVA suportado em gastos na restauração, alojamento e atividades culturais durante um trimestre, e 'descontá-lo', no trimestre seguinte, em consumos nesses mesmos setores.

O crédito de IVA nos consumos em restauração, alojamento e atividades culturais que não for utilizado pelos contribuintes nas compras seguintes nestes setores reverte para dedução em sede do IRS, disse esta terça-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

"Todo o saldo [do IVA suportado] que não for usado em gastos [nestes setores] será depois remetido para o regime [da parcela] dos 15% [do IVA que podem ser deduzidos no IRS]", precisou o governante na conferência de imprensa de apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), depois de questionado sobre a forma como vai funcionar o 'IVAucher'.

O 'IVAaucher' é uma das medidas inscritas pelo Governo no OE2021 com o objetivo de incentivar o consumo junto de três dos setores mais afetados com a travagem da atividade económica imposta pela pandemia de Covid-19, nomeadamente, a restauração, alojamento e cultura.

Com o 'IVAucher' os consumidores poderão acumular o valor correspondente à totalidade (100%) do IVA suportado em gastos naqueles setores durante um trimestre, e 'descontá-lo', no trimestre seguinte, em consumos nesses mesmos setores.

O valor que cada consumidor acumula e desconta não tem limites, segundo precisou António Mendonça Mendes, sendo apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) com base nas faturas comunicadas ao Portal das Finanças.

"Estamos a devolver todo o IVA e o contribuinte tem todas as possibilidades de o usar na totalidade", adiantou o secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais.

O governante precisou também que, se por algum motivo, o consumidor não conseguir compensar em compras no trimestre seguinte o valor acumulado com o IVA suportado em restaurantes e alojamento, este reverterá para a dedução ao IRS que permite abater a este imposto 15% do IVA suportado nestes setores.

Para que a medida seja operacionalizada, está a ser desenhada uma plataforma tecnológica que permite que ao pagarem uma compra com cartão bancário, os consumidores "tenham o desconto correspondente ao IVA que pagaram".

As estimativas do Governo indicam que com a utilização desta medida os consumidores beneficiem de descontos de cerca de 200 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela