Secções
Entrar

Nunca houve tantos médicos reformados a trabalhar no SNS

SÁBADO 02 de agosto de 2023 às 08:36

É quase meio milhar. Possibilidade arrancou em 2010 de forma transitória, mas desde então tem vindo a ser prolongada pelos governos.

Nunca houve tantos médicos aposentados a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) desde que o regime foi criado em 2010. De acordo com dados apurados pelo jornalPúblico, em junho, 478 reformados exerciam funções no SNS, a maioria nos cuidados de saúde primários (centros de saúde). 

istock’

Esta possibilidade foi criada em 2010, e seria transitória, de modo a resolver a escassez de médicos. Cntudo, foi sendo prolongada e depois de 2016, a adesão disparou, quando foi decidido que além da pensão de reforma os médicos podiam acumular 75% do vencimento correspondente ao escalão e horário semanal. 

A maioria dos médicos reformados trabalha em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela