Secções
Entrar

MP investiga indícios de falsificação de documentos no BE

Diogo Barreto 30 de janeiro de 2025 às 11:24

O DIAP de Lisboa está a investigar o despedimento das trabalhadoras do BE que perderam o trabalho pouco tempo depois de terem sido mães.

O Ministério Público (MP) está a investigar o caso das trabalhadoras que foram despedidas do Bloco de Esquerda (BE) pouco tempo depois de terem sido mães. A SÁBADO avançou a semana passada que entre 2022 e 2024, o Bloco despediu cinco mulheres que tinham sido mães há pouco tempo, algumas delas ainda a amamentar. 

Paulo Novais/Lusa

A notícia da abertura do inquérito foi avançada pelo Observador e confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) à SÁBADO. "Confirma-se a instauração de inquérito, o qual corre termos no DIAP de Lisboa", informa fonte oficial da PGR.

Esta quinta-feira, Amadeu Guerra confirmou a abertura de um inquérito aos jornalistas. "Estivemos a estudar as questões, pareceu-nos que era possível e que havia condições para, pelo menos, averiguar e depois daremos o despacho quando fizemos a investigação", afirmou o Procurador-Geral da República.

"Os indícios que também temos são de falsificação, mas isso não significa que que se venha provar, portanto nós o que vamos fazer é investigação, como fazemos em todas as situações", anunciou. 

Numa comunicação enviada aos militantes do partido, Mariana Mortágua reconheceu que o partido cometeu erros no "processo penoso" de despedimentos após as legislativas de 2022, época na qual o BE viu a sua subvenção pública substancialmente reduzida depois de passar de 19 para cinco deputados na Assembleia da República. No caso particular de duas trabalhadoras que foram despedidas e que tinham sido mães há pouco tempo, os contratos foram excecionalmente estendidos de março até dezembro desse ano sob a forma de contratos fantasmas.

Artigos Relacionados
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima