Mau tempo. 22 pessoas resgatadas, oito acolhidas em centro temporário e dez impedidas de sair de casa
Proteção Civil alerta que mau tempo vai manter-se pelo menos até quarta-feira.
Dezasseis pessoas foram retiradas das suas habitações e outras seis de um supermercado em Alcântara, Lisboa, na sequência de inundações devido ao mau tempo.
"Dezasseis pessoas foram retiradas das suas habitações e seis do Pingo Doce na Rua Rodrigues Faria cerca das 05:30", disse à agência Lusa Davide Amado, presidente da Junta de Freguesia.
De acordo com o autarca, apenas uma das pessoas retiradas foi transportada ao hospital por precaução. "Estive agora a falar com os bombeiros que a acompanharam e está bem. Foi apenas por precaução", esclareceu.
Já em Loures, oito pessoas foram encaminhadas para um centro de acolhimento temporário criado pelo município, depois de durante a noite as suas casas terem ficado "sem condições de habitabilidade".
Ricardo Leão, presidente da câmara, esclareceu que as pessoas que pernoitaram no centro - criado na quinta-feira (dia 08), após uma primeira noite de chuvas fortes e inundações – tiveram problemas nas suas habitações entre a noite de segunda-feira e a madrugada de hoje, ou seja, o grupo não inclui moradores acolhidos no local durante a semana passada, que entretanto "arranjaram soluções" habitacionais.
O autarca eleito pelo PS, afirmou que esta noite "foi pior" em termos de ocorrências motivadas pelas chuvas fortes, com mais zonas afetadas e inundações de maior gravidade na via pública.
"As águas saíam pelas próprias tampas de águas pluviais [instaladas no chão das ruas]", descreveu, acrescentando que já foi possível, entretanto, desobstruir várias estradas que estavam interditadas, mas sublinhando que os cidadãos devem consultar o site do município e as suas páginas nas redes sociais para verem que condicionamentos se mantêm, até porque há previsão de mais chuva.
O município, no distrito de Lisboa, registou também "a queda de terras, taludes e muros de contenção", sobretudo em "zonas mais isoladas, com algumas habitações, umas poucas, com consequências só ao nível da interdição de vias".
Fanhões, Lousa e Unhos foram zonas afetadas por estas derrocadas, além de haver inundações em zonas habitualmente mais sensíveis, como a Baixa de Loures, a Flamenga e a Ponte de Frielas. Uma idosa foi levada ao hospital, mas "apenas por precaução".
Questionado sobre o trabalho de prevenção que pode ser feito em relação às inundações, Ricardo Leão reiterou que têm sido feitas as devidas reparações nas linhas de água do concelho.
"Com a quantidade de água que caiu, por muita intervenção que tivesse havido nas linhas de água, as inundações ocorreriam sempre", disse, lembrando que os serviços sabem o que é preciso fazer e que a câmara conta com a ajuda do Governo, já anunciada.
Na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, um deslize de terras está a impedir moradores de sair de casa, disse o presidente do município. Em declarações à CNN Portugal, Carlos Moedas explicou que o deslize de terras "está a impedir 10 pessoas de sair de casa" na Azinhaga da Torrinha, assegurando que estão meios de socorro no local.
Depois de as fortes chuvas registadas durante a noite terem provocado muitas inundações na via pública, o autarca de Lisboa disse ainda que cabe a cada escola decidir se tem condições para abrir, de acordo com a presença ou ausência de funcionários. "Muitas escolas são de proximidade e penso que cabe a cada uma decidir se tem pessoal ou não", indicou.
Edições do Dia
Boas leituras!