Governo quer acabar com "norma travão" e vincular professores ao fim de três contratos
Sindicatos dizem-se cautelosos por não terem qualquer informação sobre a proposta concreta do Ministério da Educação.
Depois de meses deprotestos na educação, o ministério planeia levar para asreuniões sindicaisuma medida que poderá beneficiar para os professores contratados.
Segundo avançou uma fonte do ministério àRTP, em causa está o fim da chamada "norma travão" que apenas permite que os docentes vinculem ao fim de três contratos de trabalho sucessivos, anuais e completos. Falamos de uma medida que apenas ocorre no ensino, tendo parâmetros diferentes para o resto dos funcionários da Administração Pública.
Porém, os sindicatos dizem-se cautelosos uma vez que até ao momento não têm qualquer informação sobre a proposta concreta do ministério liderado por João Costa.
Para as reuniões sabia-se que, em cima da mesa, estava já uma proposta de reconfiguração dos quadros de zona pedagógica que iria diminuir as áreas de deslocação dos docentes.
Já esta semana voltou a arrancar com protestos. OSTOPmantém a greve parcial por tempo indeterminado, enquanto aFENPROFavançou para uma paralisação por distritos, a começar esta segunda-feira por Lisboa. As reuniões com João Costa estão convocadas para esta semana - nos dias 18 e 20 (quarta e sexta-feira).
Edições do Dia
Boas leituras!