Secções
Entrar

Governo admite que filas no aeroporto de Lisboa "são um embaraço"

Lusa 03 de dezembro de 2025 às 07:23

Secretário de Estado das Infraestruturas diz que única coisa a fazer "é pedir desculpa".

O secretário de Estado das Infraestruturas garantiu esta quarta-feira que o Governo está a fazer um acompanhamento "muito próximo" das filas no aeroporto de Lisboa, admitindo que são um embaraço para o Governo, que espera resolvido até ao verão.
Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas Pedro Catarino
"A situação das fronteiras é um embaraço para o Governo. Não tem outro nome. Temos que ter uma atitude de humildade relativamente ao que fazemos e, neste momento, é um embaraço e a única coisa que se podia fazer era pedir desculpa", afirmou Hugo Espírito Santo, em Macau, no 50.º congresso da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT). O governante disse que as causas existem, estão identificadas e que estão a ser avaliadas soluções, elogiando a ajuda que a ANA - Aeroportos tem dado na situação. "Temos, neste momento, um acompanhamento muito próximo do Governo deste tema. Temos cinco ministros diretamente envolvidos, andamos a olhar para os dados dia-a-dia a ver quanto tempo se demora a passar a fronteira em Lisboa (...)", acrescentou o governante. Hugo Espírito Santo lembrou que "a raiz" do problema "é clara" e prende-se com "a falta agentes da PSP", a que acresce "uma dificuldade e uma instabilidade do ponto de vista tecnológico, sobretudo nas 'egates'" e, em terceiro lugar, "uma maior lentidão do sistema". Tendo identificadas as causas, diz o governante, agora é tentar solucioná-las. "Uma das coisas que já decidimos, juntamente com a Ana -- que tem feito um trabalho notável connosco para nos ajudar a resolver isto -- é redesenhar toda a zona das partidas e chegadas. Vamos nas partidas aumentar em 30% o número de boxes e de 'egates', vamos aumentar nas chegadas [em] 30% as boxes, e vamos aumentar em 70% as 'egates'", disse. O desafio, assume o governante, é ter a situação resolvida até junho, "antes do verão", época alta de turismo. "É um problema seríssimo, que não está nas nossas mãos", tinha afirmado antes, também hoje, o presidente do Conselho de Administração da ANA - Aeroportos de Portugal, José Luís Arnaut.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela