Final da Taça sem adeptos, Liga dos Campeões com lugares marcados
Só a última jornada do campeonato e a final da Champions, no Estádio do Dragão, vão ter adeptos no estádio. Inquéritos aos festejos do título do Sporting significam que "algo não correu bem", aponta Governo.
A final da Taça de Portugal não vai ter adeptos no estádio, ao contrário da última jornada da liga e da final da Liga de Campeões, que se vai realizar no Estádio do Dragão, no Porto, no final de maio.
Questionada sobre a presença de adeptos no Estádio Nacional, no Jamor, no jogo entre Benfica e Sporting de Braga, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, após reunião de Conselho de Ministros, comunicou que "a única previsão de eventos testes são os jogos da última jornada da Liga".
Sobre a realização da final da Liga dos Campeões a ministra indicou algumas regras a aplicar, como: limite de 12 mil adeptos no estádio, com lugares marcados e bilhete nominal, e com o regresso ao país de origem a acontecer no mesmo dia da final, numa bolha, em viagens através de voos charter.
A ministra falou ainda dos festejos do campeonato conquistado pelo Sporting, indicando que os pedidos de inquérito por parte do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, significam que o Governo considera que "algo não correu bem": "Não foram cumpridas regras em vigor. O inquérito serve para perceber o que não correu bem", disse.
Mariana Vieira da Silva indicou ainda que é necessário "garantir que as regras são cumpridas das próximas vezes" e que não será este evento a definir conclusões sobre restrições a aplicar ou levantar no futuro.
Por agora, o Governo pediu a quem esteve nos festejo que "faça um controlo da situação", com autotestes ou a comunicação de sintomas ao SNS.
Edições do Dia
Boas leituras!