Dez distritos sob aviso amarelo devido ao mau tempo
Veja as imagens dos estragos provocados pela chuva e vento no norte de Portugal
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 10 os distritos sob aviso laranja durante o dia de hoje, 16 de Setembro. Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, passando a regime de aguaceiros e acompanhados de trovoadas e vento forte com rajadas da ordem 120 quilómetros por hora nas terras altas, sendo de 90 quilómetros por hora no litoral.
O aviso laranja está em vigor desde as 02h00 e termina às 09h00 de hoje, altura em que aqueles dez distritos passarão a aviso amarelo.
O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal e Coimbra sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte com ondas com 4 a 5 metros entre as 02h00 e as 18h00 de hoje.
Registados danos materiais no Porto
A chuva e o vento forte provocaram no início da madrugada de hoje quedas de 23 árvores, algumas de grande porte, inundações e quedas de pequenas estruturas edificadas, adiantou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.
De acordo com esta fonte, as ocorrências verificaram-se por todo o distrito do Porto e não provocaram feridos, apenas danos materiais em duas viaturas estacionadas.
Além das árvores, os bombeiros foram também chamados para ajudar em oito inundações e para retirar duas estruturas de edifícios. No total, estiveram envolvidos nas operações 137 homens, auxiliados por 37 viaturas. A fonte do CDOS disse ainda, hoje de manhã, que a situação acalmou cerca das 03h00.
Desabamento de terras corta estrada em Arcos de Valdevez
Um desabamento de terras, devido ao mau tempo, cortou hoje de madrugada a Estrada Nacional 301, em Arcos de Valdevez, mas "sem causar danos", disse hoje à Lusa fonte da Protecção Civil.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) de Viana do Castelo, o desabamento de terras ocorreu às 05:48 na Estrada Nacional que liga o concelho de Arcos de Valdevez a Paredes de Coura, no Alto Minho. A mesma fonte adiantou que os bombeiros locais se encontram no local "a aguardar a chegada de uma equipa da Estradas de Portugal".
Segundo o CDOS, a chuva e o vento forte sentidos durante a noite provocaram quedas de árvores, e algumas inundações mas "nada de significativo".
49 ocorrências em Vila Real
O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real registou nas últimas 24 horas 49 ocorrências relacionadas com o mau tempo, na sua maioria quedas de árvores, pequenas inundações ou deslizamentos de terras.
O comandante distrital, Álvaro Ribeiro, fez hoje de manhã à agência Lusa um balanço dos resultados do mau tempo que se fez sentir na região, chuva durante o dia de terça-feira e vento durante a noite de hoje, e referiu que, nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 49 situações.
Neste período, os bombeiros foram chamados para 20 quedas de árvores, a maior parte das quais durante esta madrugada, devido ao vento forte que se fez sentir. Aos CDOS do norte do país chegaram ainda 14 queixas de inundações em espaços privados e públicos, oito movimentos de terras (deslizamentos ou desprendimentos) e quatro pedidos para desentupimentos.
Houve ainda uma queda de estrutura, foi preciso proceder a uma limpeza de via e ocorrer a um desabamento de muro.
Álvaro Ribeiro disse que se tratou de pequenas ocorrências, situações que considerou normais para as condições do tempo e para as quais "não foi" preciso uma grande movimentação de meios.
Edições do Dia
Boas leituras!