Secções
Entrar

Cristas transmite ao Presidente da República posição contra imposto europeu

15 de fevereiro de 2018 às 22:29

Presidente do CDS-PP defende que o quadro de "crescimento económico" pode contribuir para o aumento de transferências dos estados-membros.

A presidente do CDS-PP transmitiu ao Presidente da República a sua oposição à criação de um novo imposto europeu, defendendo que o quadro de "crescimento económico" pode contribuir para o aumento de transferências dos estados-membros.

1 de 4
Foto: Manuel Araújo/Lusa
Foto: Manuel Araújo/Lusa
Foto: Manuel Araújo/Lusa
Foto: Manuel Araújo/Lusa

"Transmitimos a nossa posição relacionada com a necessidade de termos mais orçamento comunitário para acomodar as novas áreas de política europeia, a defesa e protecção civil, mas também transmitimos ao senhor Presidente que isso é perfeitamente possível de acomodar num quadro de crescimento económico dentro das transferências dos vários países e que entendemos importuno qualquer novo imposto a nível europeu", afirmou Assunção Cristas.

A líder centrista falava aos jornalistas após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acerca do próximo quadro comunitário de apoio e o Orçamento do Estado para 2019, na qual esteve acompanhada pelos dirigentes e deputados do CDS Cecília Meireles e Telmo Correia. "O CDS é o único partido que até agora já apresentou um projecto de resolução no parlamento, em que identificamos cinco áreas muito importantes para serem trabalhadas a nível europeu e apoiadas pelos fundos comunitários: desde as questões da coesão, da agricultura, demografia, alterações climáticas, da competitividade", recordou Assunção Cristas.

Relativamente ao próximo Orçamento do Estado, a presidente do CDS considera que há "ainda muito tempo até lá", escusando-se a antecipar as prioridades centristas, que começarão a ser conhecidas, em Abril, na altura da apresentação do Programa de Estabilidade e do Programa Nacional de Reformas. "Esperemos pelos momentos próprios para também apresentarmos as nossas propostas, que temos sempre apresentado no primeiro momento", declarou.

A líder centrista voltou a transmitir ao Presidente a preocupação do CDS pela "austeridade encapotada, que se vê na degradação dos serviços públicos, da saúde à educação, aos transportes públicos, com investimento público muito baixo, que ficou abaixo em 2017 do nível de 2015".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela