Secções
Entrar

Cientista Maria do Carmo Fonseca é mandatária nacional de Seguro

Lusa 16 de novembro de 2025 às 18:45

Objetivo do candidato presidencial apoiado pelo PS é "trazer os melhores para a vida pública", considerando que Maria do Carmo Fonseca "é uma das nossas melhores".

A cientista Maria do Carmo Fonseca será a mandatária nacional da candidatura presidencial de António José Seguro, que defende que "a vida pública não pode ser só composta por políticos" e quer que as mulheres assumam mais protagonismo.
José Seguro recebe apoio de Carneiro e César para as presidenciais JOSE COELHO/LUSA_EPA
Segundo informação adiantada à agência Lusa pela candidatura, a médica, investigadora e professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa foi a escolha de António José Seguro para sua mandatária nacional na corrida a Belém de 18 de janeiro do próximo ano. "Maria do Carmo Fonseca é a expressão da natureza da minha candidatura: independente, inclusiva e agregadora. A vida pública não pode ser só composta por políticos. A minha ideia de Portugal assenta no conhecimento, na ciência, na educação e na cultura", explica Seguro, citado numa nota enviada à Lusa. O objetivo do candidato presidencial apoiado pelo PS é "trazer os melhores para a vida pública", considerando que Maria do Carmo Fonseca "é uma das nossas melhores". "Quero que as mulheres assumam mais protagonismo e liderança na vida do nosso país. A vida pública e a política de qualidade exigem diversidade nas lideranças. Estou muito honrado com a sua confiança e com o seu apoio", afirma ainda Seguro. Na mesma nota, a mandatária justifica ter aceitado este convite com o facto de querer "um futuro construído com inteligência, coragem e independência". "Quero um Presidente que valoriza a ciência, a educação e a cultura como forças vivas capazes de transformar Portugal. Quero um Presidente com visão, que sirva o País e não os interesses instalados", enfatiza Maria do Carmo Fonseca. A cientista foi distinguida com o Prémio Pessoa em 2010 e foi ainda presidente do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), instituição de "referência mundial que ajudou a fundar e consolidar". "Ao longo da sua carreira, Maria do Carmo Fonseca tem-se distinguido pela excelência da sua investigação na área da biologia molecular, em particular no estudo do 'splicing' do RNA e dos mecanismos genéticos que regulam a expressão génica - descobertas que têm implicações profundas na compreensão e no tratamento de doenças humanas", refere a nota curricular disponibiliza pela candidatura.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela