Secções
Entrar

PJ fez buscas nas casas de Manuel Salgado e do filho

Carlos Rodrigues Lima , Diogo Barreto 20 de abril de 2021 às 14:01

Judiciária está também a recolher documentos na Câmara Municipal de Lisboa e na empresa promotora do projeto imobiliário para o terreno da antiga Feira Popular, em Lisboa.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária. As buscas estão relacionadas com processos de obras (projetos urbanísticos) e a autarquia já confirmou as diligências. Também as casas de Manuel Salgado, ex-vereador da autarquia, e do seu filho foram alvo de buscas, assim como a empresa promotora do projeto imobiliário para o terreno da antiga Feira Popular. Estão em causa suspeitas da prática de crimes de abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências.

ASÁBADOapurou que sob investigação, estão a ampliação do Hospital da Luz, a construção da CUF Tejo, e da Torre de Picoas.


Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara de Lisboa refere que as buscas "resultaram de várias denúncias, incluindo participação ao Ministério Público", relativas a processos urbanísticos como a Operação Integrada de Entrecampos e também às obras da Segunda Circular, canceladas pelo município, e à requalificação da piscina da Penha de França.

A Polícia Judiciária refere num comunicado que "no  âmbito de oito inquéritos dirigidos pelo DIAP Regional de Lisboa", foram executados 28 mandados de busca, 10 buscas domiciliárias e 18 não domiciliárias, "visando a recolha de documentação relacionada com suspeitas de práticas criminosas, sob investigação".

As buscas decorreram em Lisboa, Sintra, Cascais, Caldas da Rainha e Alvor, com o auxílio de seis magistrados do Ministério Público e de 90 inspetores e peritos da Polícia Judiciária.

Estarão em causa suspeitas da prática de crimes cometidos no exercício de funções públicas, relacionados com a área do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, nomeadamente, abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela