Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
01 de maio de 2022 às 10:00

Metaverso

Imaginem centenas de milhões de adolescentes e jovens adultos da geração Z ligados em uníssono, olhos e ouvidos como próteses digitais, o cérebro em rede, corpos inertes lado a lado nas cadeiras miseráveis do mundo físico, porque já nem cadeiras serão necessárias.

O QUE É AFINAL O METAVERSO? É o futuro, dizem os peritos digitais, os experts da rede, os filósofos e profetas do ciberespaço, como se o futuro fosse tão palpável como a cintura de Scarlet Johansson. A palavra surgiu pela primeira vez num romance de sci-fi do norte-americano Neal Stephenson, Samurai: Nome de Código, em 1992, onde um estafeta de pizzas, com um pé na realidade e outro na vida virtual, tem de enfrentar um vírus eletrónico que paralisa o cérebro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?