Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
05 de outubro de 2023 às 18:00

Ponham-se a brincar com a Ucrânia e depois queixem-se

É preciso dizer que o custo dos sacrifícios será muito maior em caso da derrota da Ucrânia, que também é simples de definir: significaria um qualquer acordo que beneficie o infractor dando-lhe por direito, ou por facto, os territórios que anexou e que ocupa parcialmente. Esse acordo criaria uma enorme insegurança em toda a Europa.

Há dois tipos de pessoas que tratam com uma ligeireza inaceitável o esforço de guerra da Ucrânia: os de boa-fé, porque ainda não compreenderam o que está em causa nesta guerra, e outros de má-fé, que, mais do que desejar que os russos ganhem, querem que a Ucrânia perca. Infelizmente misturam-se, mas são bastante diferentes nas suas motivações. Só que, como muitas vezes acontece, acabam por ter um efeito comum.As de boa-fé

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.